terça-feira, 23 de junho de 2009

USO DO COMPUTADOR E DAS TICs.

Clarice Cipriano Moreira

Minha opinião quanto ao uso do computador e das TICs nas escolas públicas posso definir que atualmente os computadores estão chegando nas escolas públicas, abrindo novos horizontes educativos para nossos alunos, porém há escolas que não oferecem segurança para o recebimento desses equipamentos e nem profissionais qualificados para o seu manuseio. Quanto aos alunos estão aí, com uma bagagem e facilidade em lidar com esses instrumentos tecnológicos, pois fazem parte de seu convívio social, mas que precisam de orientações pedagógicas e tecnológicas para que o seu aprendizado seja realmente significativo.

Observa-se que atualmente os computadores nas escolas públicas estão sendo conectados a internet, isso pode dar oportunidade a um universo de informações e conhecimento aos professores e alunos e a interação deles com o mundo, mais conhecimento será possível de se construir, melhorar a qualificação das escolas públicas, dando oportunidade de seus alunos competirem por igual , seja no mercado de trabalho quanto ao prosseguimento de seus estudos, mas para que isso aconteça, ou melhor a aprendizagem tenha êxito com o uso desses instrumentos, é necessário a habilidade do professor em buscar métodos de ensino, que desenvolva no aluno, a motivação, o raciocínio, a criatividade, o senso crítico reflexivo, a atenção e concentração e outros atributos importantes que possa favorecer mudanças satisfatórias no processo ensino aprendizagem.

É evidente que o uso do computador e internet torna-se um instrumento para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, como também possibilita aos professores, conhecimentos mais atualizados, deixando-os mais confiantes para o Planejamento de sua aulas. Portando o uso desses instrumentos tecnológicos, Computador e os TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) são importantíssimos nas escolas e espera-se a expansão desses instrumentos tecnológicos em todas as escolas públicas, como também a segurança na estrutura física das escolas para o recebimento desses instrumentos tecnológicos, a lotação de profissionais habilitados nesses laboratórios, para que realmente alcance o objetivo desejado, de melhorar a qualidade do ensino aprendizagem, enfim a educação como um todo nas escolas públicas.



2 comentários:

  1. Gostaria de fazer dois comentarios, o primeiro diz respeito a consideravel atencao dada a insercao das tics na escola publica, como se estas obscurecessem todos os outros problemas da escola e que as tics por si so nao sao suficientes para abafar uma serie de questoes deficitarias que ainda permeiam a realidade da escola publica como a pobreza das familias que nela estudam, baixo salarios dos docentes, falta de estrutura fisica, formacao continuada dos professores, entre outras. E coerente entendermos que o uso das tics, hoje, sao necessarias ao processo ensino-aprendizagem. A segunda questao sobre a falta de seguranca nas escolas, o que impossibilita a permanencia dos equipamentos nas escolas, pois o roubo de equipamentos nas escolas e uma realidade que precisa ser urgentemente combatida.
    Amarildo Costa

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  2. Clarice concordo plenamente quando você afira que o computador nas escolas públicas vem ampliar os horizontes de nossos alunos,porém ainda falta estruturar melhor as nossas escolas e capacitar mais profissionais da educação para trabalhar nas salas de informática.

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